Proposta Pedagógica

Caminhamos na perspectiva de cuidar e educar para a vida, tendo por objetivo ampliar as experiências das crianças, estimulando a criatividade, o interesse e a curiosidade, fundamentais para o processo de conhecimento, proporcionando através do “brincar”, compreendendo seu significado, sua função e a importância de cada atividade, desenvolvendo experiências e vivências lúdicas.

Neste caminho, criamos e fortalecemos vínculos afetivos, entendendo escola como lugar em que crianças e adultos encontram-se diariamente e compartilham tempo, espaço, emoções e aprendizados. Criamos espaços de interação, de integração, enfim, valorizando a identidade pessoal de alunos, famílias, professores e demais profissionais, ajudando a desenvolver a autonomia e a cooperação, compondo assim, a identidade da Creche Escola Quintal Girassol.

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É tarefa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, ajudar a criança a construir sua personalidade e inteligência. Todas as atividades são coordenadas por profissionais com formação específica que incentivam a construção da autonomia de cada criança. Para estruturar a ação pedagógica destes princípios, buscamos suporte técnico pegadógico nos teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky, Enília Ferreiro e Ana Teberosky.

Jean Piaget, especializado em psicologia evolutiva, que dentre outras contribuições, mapeou os diferentes níveis de desenvolvimento do pensamento infantil, orientando os caminhos ara a formação de cidadãos autônomos, criativos e críticos.

Lev Semenovich Vygotsky que contribui ao provar que a interação da criança com o outro e com o ambiente em que se vive, leva ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores como a atenção, a memória e o pensamento. Ele nos chama a atenção para os elementos mediadores como os instrumentos e os signos presentes na linguagem, nos objetos, na interação entre os indivíduos e da criança com ela mesma objetivando interligar e consolidar os aprendizados.

No campo da alfabetização e do letramento, buscamos em Emília Ferreiro, Ana Teberosky e nas bases psicogênicas formuladas pelas pesquisadoras sobre a construção da língua escrita. Segundo as autoras, “a escrita não é um projeto escolar, mas um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade. Como objeto cultural, a escrita cumpre diversas funções sociais e tem meios concretos de existência (especialmente nas construções urbanas)” (Ferreira e Teberosky, 1991).
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Educação Infantil

Nossa metodologia de trabalho com os alunos reflete uma concepção de escola que tem “como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural, complementando a ação da família e da comunidade”, considerando que a criança é um ser completo e indivisível.

Nesse sentido pretendemos caminhar na perspectiva de cuidar e educar para a vida, tendo por objetivo ampliar as experiências das crianças, estimulando o interesse pelo processo de conhecimento e criando/fortalecendo vínculos afetivos, pois entendemos escola como lugar em que crianças e adultos se encontram diariamente e compartilham tempo, espaço, emoções e aprendizados.

Criamos espaços de interação, de integração, enfim, que valorizam a identidade pessoal dos alunos, famílias, professores e outros profissionais, compondo, assim a identidade da Creche Escola Quintal Girassol.

Ensino fundamental I

Nessa etapa, a Escola Quintal Girassol dá continuidade ao processo iniciado na Educação Infantil, fortalecendo vínculos afetivos, o lúdico e a criatividade, ampliando as experiências dos alunos com o estímulo a leitura literária e o acesso aos variados suportes textuais; pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade; pela valorização da saúde física e mental; pela sensibilidade e expressão criativa, corporal e musical e pela apropriação do segundo idioma.

    Estar localizado próximo a uma área de Mata Atlântica preservada e protegida pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca; algumas praias e lagoas da Região Oceânica nos inspirou para a construção de alguns Projetos Pedagógicos para o Ensino Fundamental I que se constituem como elos que unificam o segmento e atuam para  a formação da cidadania, tornando significativos os conteúdos básicos e programados para cada ano escolar, com suas especificidades e nas diferentes áreas do saber: Ciências Naturais, Sociais e Geográficas; consolidação e ampliação dos usos e funções sociais da Leitura, da Escrita e da  Matemática.